Sumário
Se você acompanha aqui a nossa revista, já nos viu falando sobre a importância da consciência corporal. Já fizemos artigos sobre o que é Ginástica de Conscientização Corporal, ensinamos 8 Exercícios de Consciência Corporal para seu cotidiano, e mais 8 atividades voltadas somente para as crianças.
Hoje vamos ampliar nossa conversa, falando sobre exercícios de Consciência Corporal para a Terceira Idade.
Desenvolvemos a consciência corporal em todas as fases da vida, mas, infelizmente, perdemos parte dela à medida que envelhecemos.
Na terceira idade, ser capaz de entender e desenvolver essa consciência de onde nosso corpo está no espaço pode ajudar na prevenção de quedas, coordenação motora e desenvolvimento cognitivo.
Em um aspecto geral, a consciência corporal nos ajuda a entender os sinais do corpo em relação ao que acontece conosco. Nos permite reconhecer diferentes partes do nosso próprio corpo, sua posição relativa durante o movimento e sua relação com o meio.
A consciência corporal é uma forma de atenção plena que ajuda você a cuidar melhor de si mesmo, maximizando a sensação de bem-estar e minimizando o risco de lesões.
Quanto mais em sintonia você estiver com seu corpo, melhor ele funcionará.
Consciência Corporal para a Terceira Idade: Atividades e exercícios
Abaixo vamos listar quatro exercícios e/ou atividades indicados para a criação e manutenção da Consciência Corporal para a Terceira Idade.
Veja quais atendem seu gosto e necessidade, e procure incluir a atividade, ou exercício, em sua rotina cotidiana.
Yoga
O Yoga pode ser uma ótima forma de exercício de Consciência Corporal para a Terceira Idade, principalmente os tipos de yoga com foco na mobilidade, força e equilíbrio, que não exigem muita flexibilidade em suas posturas.
As práticas de alongamento, respiração e meditação do Yoga atendem diretamente a necessidade da conexão mente-corpo da consciência corporal, e suas posturas (asanas) podem ser facilmente modificadas ou adaptadas para atender às necessidades especiais dos praticantes da terceira idade.
Além de melhorar a conexão mente-corpo e a consciência do corpo no espaço, o Yoga na terceira-idade entrega inúmeros benefícios:
- Conserva a saúde mental, melhorando a memória, a função cognitiva e diminuindo o estresse e a ansiedade;
- Aumenta a independência e a autoconfiança;
- Fortalece ossos e articulações, prevenindo e retardando a perda de densidade óssea e potencialmente reduzindo o risco de osteoporose e fraturas;
- Aprimora a respiração;
- Melhora o equilíbrio, a postura, a flexibilidade e a resistência;
- Melhora os hábitos de sono;
- Retarda o envelhecimento através dos exercícios que melhoram a circulação, reduzem a frequência cardíaca e aumenta sua força;
- Reduz o risco de quedas;
- Reduz a dor nas costas, a dor lombar e demais dores crônicas.
Saiba mais sobre yoga em nosso artigo especial sobre o assunto, clicando aqui.
Tai Chi
A antiga arte marcial chinesa considerada patrimônio cultural imaterial da humanidade, é um exercício lento e suave, adequado para o exercício da Consciência Corporal para a Terceira Idade.
Sua movimentação lenta e focada, desenvolve o controle do movimento e de habilidades motoras precisas, beneficiando a flexibilidade, o fortalecimento muscular a resistência física.
Os movimentos do Tai Chi envolvem todo o corpo, com precisão e firmeza, ativando uma consciência corporal inclusive em movimentos finos.
Além disso, carrega outros benefícios como:
- Melhora a capacidade mental e a concentração;
- Alivia os efeitos físicos do estresse e reduz a pressão arterial;
- Melhora o equilíbrio e a estabilidade, fortalecendo os membros inferiores e interiores;
- Promove uma recuperação mais rápida de derrames e ataques cardíacos;
- Trabalha com pessoas em condições de Alzheimer, Esclerose Múltipla e Parkinson.
Isso só para citar alguns, mas o Tai Chi é uma atividade super completa para o bem-estar físico e mental. Saiba mais sobre ele em nosso artigo onde falamos sobre os princípios básico do Tai Chi Chuan.
Pilates
Bastante popular, e disponível na maioria das academias e centros de bem-estar, o pilates é um método de exercício físico e alongamento cujo principio é o uso do peso do próprio corpo para executar as práticas que visam a conexão corpo e mente.
A prática do pilates promove um trabalho físico – de estabilidade do núcleo, flexibilidade ou condicionamento físico, e mental – concentração, meditação ativa e atenção plena ao movimento a respostas do corpo, o que o coloca como uma opção de exercício de Consciência Corporal para a Terceira Idade.
O pilates te ajuda a se tornar mais consciente de como seu corpo se move, a compreender seus padrões de respiração, a construir um núcleo e funções articulares mais fortes, corrigir a postura, o equilíbrio e a circulação.
Para ter uma ideia melhor de como isso funciona, confira abaixo uma aula completa da professora Patrícia Bueno – educadora física, especialista em Fisiologia do exercício, Biomecânica e pilates – onde o foco é totalmente voltado a consciência corporal.
Método Feldenkrais
Desenvolvido pelo Dr. Moshe Feldenkrais (1904-1984), o Método Feldenkrais é um sistema que usa o movimento para ensinar autoconsciência, aprimoramento do movimento e reconexão entre mente e corpo, visando a melhoria do bem-estar e autoconhecimento.
A prática regular do método é um dos mais eficazes exercícios de Consciência Corporal para a Terceira Idade, melhorando a flexibilidade, a coordenação motora, a sensibilidade e a eficiência dos movimentos.
Confira abaixo um vídeo da terapeuta integrativa, professora de yoga e educadora em bem estar, Ale Dotto, falando um pouco mais sobre o método Feldenkrais e ensinando alguns exercícios que podem ser feitos em casa, com o auxílio de um cabo de vassoura.
Mais exercícios de Consciência Corporal para a Terceira Idade
Acima selecionamos quatro exercícios/atividades com grande foco na consciência corporal, mas não podemos deixar de citar que existem mais uma porção de pequenas atividades caseiras, que podem ajudar a construir e manter a consciência corporal em dia.
Exercícios de respiração consciente, meditação Mindfulness, varredura do corpo – mentalizando como se estivesse olhando-o de fora, a dança perante o espelho, análise de simetria entre os lados do corpo, etc, são opções simples, mas eficazes, que podem ser praticadas a qualquer momento, mesmo por idosos.
Nesses casos de atividades caseiras, recomendamos sempre a consulta ou acompanhamento de um profissional da saúde. É importante o praticante conhecer suas necessidades e limitações antes de começar qualquer tipo de prática.
Agora, caso queira encontrar facilitadores ou professores que possam te guiar em aulas ou sessões de pilates, Tai Chi, Yoga ou exercícios do método Feldenkrais, confira nosso portal, meuretiro.com.br, e faça uma busca em nosso banco de dado de profissionais.
O primeiro passo para o aprimoramento da sua consciência corporal, e por consequência uma melhora em seu bem-estar, pode começar agora. Experimente!
Comentários