Sumário
Ayurveda. Se você acompanha nossas páginas, ou mesmo procura seguir uma jornada holística na hora de cuidar de si, ou de outro, você já deve ter lido essa palavra por ai.
Também grafado como ayurveda, essa palavra vem do sânscrito, e significa “ciência (veda) da vida (aiur)”.
Mas no que se consiste essa ‘ciência da vida’? O que estuda a ayurveda?
A Ayurveda, também conhecida por medicina ayurvédica, é um sistema saudável de estilo de vida completo que as pessoas na Índia usam há mais de 5.000 anos.
Ela enfatiza a prevenção e o tratamento de doenças através de práticas como massagem, meditação, ioga, mudanças na dieta e o uso de remédios à base de ervas.
Conceito da Ayurveda
Como falamos acima, a medicina Ayurvédica é holística, portanto ela enxerga o corpo e a mente como uma só coisa e busca tratar de ambos com a mesma importância.
A Ayurveda defende ainda que nossos cinco sentidos servem como portais entre o mundo interno e externo, enquanto os cinco elementos da natureza (éter, ar, fogo, água e terra) se combinam dentro do nosso corpo na forma de três componentes de energia conhecidos como Doshas.
Todas as pessoas possuiriam essa combinação de três Doshas dentro de si, os quais atendem pelos nomes em sânscrito: Vatta, Pitta e Kapha. Cada um deles relacionados a uma função específica do corpo.
Os antigos textos do Ayurveda explicam ainda que tudo que existe no universo possui cerca de 20 gunas, que seriam qualidades e pares opostos (algo como leve vs. pesado, ou alto vs. baixo, etc).
Quando os gunas de algum dos lados estão em excesso, ou em falta, é quando há desequilíbrio do Dosha, motivo que é a causa das nossas doenças.
O excesso de toxinas no corpo é um exemplo bem comum disso.
A Ayurveda e os Doshas
Como podemos ver, os Doshas são parte essencial para a compreensão e funcionamento da medicina Ayurvédica.
Vamos falar um pouco mais sobre cada um deles abaixo, e indicar um vídeo sobre cada, diretamente do canal da Carol Precioso, o Ayurveda Simples, dando mais informações sobre aquele Dosha e sobre como mantê-lo equilibrado.
Dosha Vatta:
Representa o ar e o éter. Controla o movimento muscular e articular do nosso corpo, governa a respiração e os batimentos cardíacos, controla a ansiedade, o medo, a dor e outras funções do sistema nervoso.
Dosha Pitta:
Representa o fogo e água, e controla as funções digestivas, nosso metabolismo, inteligência e as emoções de raiva, ódio e ciúme.
Dosha Kapha:
Representa a terra e água, comandando a estrutura física do corpo e nosso sistema imunológico. Já na parte de emoções, Kapha se relaciona com a calma, o perdão, o amor e a ganância.
Com ênfase em uma dieta adequada, o Ayurveda também usa medicamentos fitoterápicos, prescritos com base no tipo de Dosha da pessoa.
Ah, e você não sabe qual é o seu Dosha dominante? Não tem problema, esse teste aqui pode te ajudar a descobrir.
Benefícios da Ayurveda
As práticas ayurvédicas podem ser usadas para diversas finalidades, a maioria delas com foco na melhoria da saúde e do bem-estar.
O tratamento ayurvédico ajuda a pessoa eliminando impurezas do corpo, reduzindo os sintomas de doenças pré-existentes, aumentando a resistência à doenças novas, reduzindo o estresse e aumentando a harmonia na vida.
Ele também promove a longevidade, cuida da sua pele, melhora a digestão, cura a insônia, aumenta a energia, equilibra os hormônios, ajuda na perda de peso, e melhora a flexibilidade, força e resistência do corpo.
Dentro ainda do ambiente da medicina ayurvédica, práticas como ioga e meditação podem ser usadas de forma complementar para doenças como asma, hipertensão e artrite.
Todas essas práticas podem ter efeitos positivos quando usadas como terapias complementares junto a um tratamento médico convencional.
Como praticar Ayurveda?
Não há um padrão sobre como é uma consulta Ayurveda, pois a medicina ayurvédica utiliza técnicas e práticas diversas, adequando-se a necessidade do paciente e buscando o melhor caminho, inclusive mesclando mais de uma delas durante o tratamento.
As técnicas e práticas utilizadas pelo terapeuta ayurvédico podem ser as seguintes:
- Medicamentos fitoterápicos – saiba mais sobre fitoterapia neste nosso artigo aqui;
- Acupuntura – pouco usada na Ayurveda, mas pode ser uma opção para algum caso específico;
- Uso terapêutico de pedras e minerais;
- Massagens, com manobras corporais, uso de óleos essenciais e pedras vulcânicas;
- Meditação;
- Exercícios de respiração;
- Uso de mantras;
- Yoga;
- Alimentação e Dietas Específicas – aqui mesmo na nossa revista você encontra uma lista com 8 dicas da dieta Ayurveda.
E como experienciar tudo isso?
Além dos terapeutas particulares, desde 2017 a prática está disponível através da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS).
Para consultar-se com um profissional da Ayurveda, procure a unidade de saúde da sua região e informe-se sobre a disponibilidade de um profissional.
Para fechar a nossa conversa, vamos deixar aqui um relato bem interessante do Caio Braz, que conta sua experiência em um retiro de desintoxicação ayurvedico no Sul da Índia. Confere ai!
Comentários