Notícias | Dança Sistêmica

Dança Sistêmica: o movimento da vida

Publicado em: maio 06, 2022 | Por: Meu Retiro

Sumário

Dança Sistêmica, esse é o nosso assunto de hoje aqui na revista Meu Retiro.

Se você ainda não conhece essa modalidade de terapia holística, vamos começar a explicar a partir das informações que temos no título.

Bem, ‘dança’ é sobre dança mesmo. 

Dentro do universo das terapias holísticas, temos uma porção de experiências que possuem a dança e o movimento corporal como ferramenta terapêutica. É o caso da Biodança, da Dança Circular, da Dança Meditativa, e tantos outros.

Já o ‘sistêmica’ refere-se a terapia sistêmica. 

Essa é uma técnica em psicologia que trabalha o individuo dentro de um sistema, ou seja, além do sistema de si próprio – corpo, mente e espírito – ele trabalha com o sistema do seu meio e suas conexões, como sua família, grupos sociais, casamento, amigos, comunidade, ancestrais, etc. Um exemplo prático disso é a Constelação Familiar.

A união desses dois conceitos, dão origem a uma nova forma terapêutica, a Dança Sistêmica.

Dança Sistêmica

Créditos: Astrakanimages | Fonte: Envato Elements

Como funciona a Dança Sistêmica?

Em primeiro lugar, é importante deixar claro que não é preciso saber dançar para participar de uma sessão de Dança Sistêmica, nem mesmo conhecer ou já ter experienciado a Constelação Familiar.

O dançar nesse contexto é a movimentação intuitiva, uma conexão com o seu feminino e com o sentir do próprio corpo em um exercício de  liberação e atenção plena voltado para si.

Aqui, a dança é utilizada como agregador para uma maior imersão e reflexão, usando inclusive das 3 leis universais que regem a dinâmica dos relacionamentos humanos: A lei da hierarquia, a Lei do equilibro e a Lei do pertencimento, que juntas são conhecidas como “Ordens do Amor”.

Essas leis, observadas pelo criador das constelações familiares, o psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, defendem as seguintes ideias:

Lei da hierarquia

A ordem natural: os pais vêm antes dos filhos, o primeiro filho vem antes do segundo, etc., e o primeiro cônjuge vem antes do segundo. Quem chegou primeiro deve ser respeitado.

Lei do equilibro 

É preciso haver equilíbrio entre dar e receber em um relacionamento. Os sistemas prosperam no equilíbrio.

Lei do pertencimento

Todos na família têm o direito de pertencer. Se alguém é esquecido, rejeitado ou ignorado, o fluxo de amor é bloqueado entre as gerações e um descendente se identificará inconscientemente com o ancestral excluído e carregará esse fardo.

Quando algo está fora do lugar, o processo de constelação nos permite voltar no tempo e limpar ou resolver esses emaranhados para que o amor possa fluir livremente novamente.

De forma leve e natural, conforme os movimentos corporais imersivos da dança são executados, o facilitador guia a pessoa por essas e outras reflexões, e pela percepção de si, em um processo de descoberta de ancestralidades, reconhecimento e desbloqueio de limitações inconscientes.

Com a prática, questões internas, conscientes e inconscientes vão sendo reavaliada e curadas, trazendo a harmonia e alivio emocional e espiritual para quem a realiza.

São sugeridas sessões com duração média de 30 minutos, de uma a três vezes por semana.

dança sistêmica

Créditos: AnnaStills | Fonte: Envato Elements

Variações da Dança Sistêmica

Dentro desta união entre dança e terapia sistêmica, ainda há espaço para a inclusão de diferente influências para a criação de novas experiências.

Esse, por exemplo, é o caso da Dança Cigana Sistêmica, que mistura as tradicionais e plurais danças ciganas, com os exercícios sistêmicos de Berth Hellinger, além de muita valorização da mulher, e do equilibrio do masculino e feminino.

Existe também a Dança do Ventre Sistêmica, que como o nome já diz, une dança do ventre e terapia sistêmica, integrando mente e corpo no ritmo da dança; e a Dança Circular Sistêmica que une a meditação em movimento das danças circulares, com o olhar amoroso de nossa ancestralidade para a resolução de conflitos, atitude derivada da Constelação Familiar.

Confira abaixo um exemplo de como é a dança Circular Sistêmica, em um vídeo retirado do canal Constelação Familiar por Tuco Gabriel:

Outro vídeo interessante é o que vamos indicar abaixo. Nele, alunas e ex-alunas da facilitadora Roberta do Espírito Santo trazem testemunhos sobre como a Dança Sistêmica e suas variações atuaram em suas vidas, e quais foram os benefícios percebidos com as práticas.

Esse tipo de vídeo como o que publicamos acima, pode ser o empurrãozinho que faltava pra você começar uma nova jornada de autoconhecimento, ou mesmo experimentar uma nova terapia integrativa, uma prática que tem muito a somar, e que a cada dia ganha mais força e mais adeptos.

Confira as melhores experiências de Danças:

Comentários

Assuntos relacionados

error: Proibido copiar esse conteúdo!