Sumário
O que vem à sua mente quando falamos em Ginecologia Natural? Se você imagina um tratamento mais natural e menos medicamentoso para mulheres, acertou em cheio.
A Ginecologia Natural é um movimento em ascensão no Brasil, especialmente entre mulheres que buscam alternativas mais saudáveis de autocuidado e já envolvidas com o resgate do sagrado feminino.
Seu conceito é antigo, mas voltou a ser discutido a partir do livro da chilena Pabla Pérez San Martín, “Manual de Introdução à Ginecologia Natural“, lançado originalmente como um fanzine em 2009, traduzido, revisto e lançado no Brasil em 2015.
A obra estimulou a discussão sobre uma saúde mais natural para a mulher, e colocou o assunto na pauta de debates feministas, disseminando ideias “de recuperar o conhecimento esquecido da saúde popular para então colocá-los a serviço da autogestão da nossa saúde: autoexames, abordagem consciente sobre os ciclos vitais, compreensão sobre as feridas que compartilhamos com nossas mães, preparação de infusões e medicinas”, como define o texto oficial de divulgação da publicação.
A partir deste livro – do qual você pode conferir 30 de suas 300 páginas gratuitamente em formato e-book, diretamente do site da editora – a Ginecologia Natural foi saindo do ambiente exclusivo de discussão e foi atingindo outros espaços, inclusive acadêmicos e de saúde holística.
Desde então, estudos científicos, como o publicado em 2021 neste artigo, testam e discutem as formas de tratamento dentro desse universo e, em geral, os resultados têm sido bem positivos.
Neste artigo da revista Meu Retiro, apresentaremos a você o conceito da Ginecologia Natural, como ele está sendo aplicado e como pode ajudar as mulheres. Vamos lá!
Qual o conceito da Ginecologia Natural?
A Ginecologia Natural é um tipo de medicina alternativa com uma abordagem holística, ou seja, ela envolve o corpo físico, mental, energético e emocional da paciente.
O objetivo é oferecer um tratamento integrativo que visa não apenas a cura, mas também o bem-estar integral e permanente da mulher. É um caminho para o reencontro e conexão da mulher com ela mesma e sua natureza.
O tratamento, portanto, não é voltado apenas para a doença em si, mas para o cuidado da mulher como um todo. Por isso, as pacientes são ensinadas a realizar autoexames, exercitar o autocuidado e a cultivarem a autoaceitação e o amor-próprio, pois é sobre elas, e para elas.
Dentro da Ginecologia Natural há ainda a combinação de práticas que são aplicadas por uma equipe multidisciplinar, que vão de disciplinas e práticas como a Fitoterapia, Ayurveda, essências florais e Naturopatia, até dietas especiais, Reiki, Acupuntura, utilização de copos menstruais, meditações, massagens e muito mais.
Além disso, na Ginecologia Natural, evita-se o uso de medicamentos que alterem o organismo da mulher e seus hormônios, como as pílulas contraceptivas. É enfatizado o conhecimento do ciclo menstrual para que a mulher possa ter um melhor controle sobre suas possibilidades de gestação e fertilidade.
Benefícios da Ginecologia Natural
Incorporar a Ginecologia Natural na sua rotina de autocuidado é uma atitude que só vem a somar aos seus processos de saúde e bem-estar.
A Ginecologia Natural é capaz de tornar a mulher alguém mais autônoma e responsável pela sua própria saúde, deixando de depender exclusivamente de cuidados médicos e principalmente de remédios alopáticos.
Ela faz com que você conheça melhor seu corpo, compreendendo seu funcionamento e suas necessidades específicas, acolhendo-se e se aceitando naturalmente.
Ela ainda promove a cura e apoia o sistema endócrino e reprodutivo de forma natural e holística, fazendo com que você experimente uma nova abordagem de autocuidado que trará amor e bem-estar para o seu corpo. E o principal, tudo isso feito de forma natural.
Porém, vale mencionar que, apesar de todos esses benefícios, a Ginecologia Natural não substitui totalmente a Ginecologia tradicional. Os exames de rotina, como o papanicolau, por exemplo, seguem sendo necessários.
A Ginecologia Natural tem a função de se integrar com os tratamentos convencionais, e com isso fornecer uma assistência de saúde mais ampla e completa à paciente, além de melhorar a qualidade de sua saúde e bem-estar.
Ginecologia Natural em expansão
Como falamos no início do conteúdo, a Ginecologia Natural está ganhando cada vez mais adeptas no Brasil, bem como está aumentando o número de profissionais dedicadas a esta prática holística.
Por exemplo, em 2020, foi lançado um curso de pós-graduação em Ginecologia Natural pela renomada Escola Shen, de Recife/PE.
Já indo para o sul do Brasil, temos a Bel Saide que se tornou uma especialista no tema, e além de produzir uma porção de conteúdos relevantes, também tem cursos de formação, inclusive para o público internacional. Mais infos sobre ela e esse trabalho você confere aqui.
Pra quem procura mais conteúdo, indicamos ainda o Instagram e podcast da Cris Roseno, a @ginecologianaturalholistica, que apresenta bastante conteúdo com uma abordagem bem naturalista.
Por fim, indicamos também os conteúdos da Dra. Debora Rosa , mestra pela UFRJ que através de sua conta no Instagram @ginecologistanatural aborda muito sobre Ginecologia Natural e dicas para saúde da mulher.
Se você está empolgada com tudo o que leu aqui e quer começar já a se envolver mais com a Ginecologia Natural, deixamos abaixo um vídeo intitulado “Como iniciar o caminho na Ginecologia Natural?”, do ótimo canal Escola de Deusas, o qual auxilia mulheres a lidarem com doenças ginecológicas de forma natural e integrativa.
Assista ao vídeo, confira os conteúdos indicados, e seja muito bem-vinda a esta nova possibilidade de autocuidado e autoconhecimento.
Comentários