Sumário
Retiro em Casa? Mas isso é possível?
Todos nós concordamos que eventualmente precisamos de uma pausa. O ritmo do nosso cotidiano hoje é exaustivo, e um período de desconexão deste turbilhão de notificações, urgências e afazeres é absolutamente necessário.
Para estas pausas, um retiro é sempre uma ótima opção. É um período de autocuidado, e autoconhecimento, que pode ser vivenciado nos mais diversos formatos.
Existem dezenas de diferentes Tipos de Retiros, desde os famosos Retiros de Silêncio, até aqueles que mesclam Surf e Meditação, e algum deles é exatamente do jeito que você está procurando.
Aqui mesmo em nossa revista temos um artigo onde indicamos 12 tipos diferentes de Retiros em São Paulo, os quais você deveria conhecer.
E claro, em nosso portal, www.meuretiro.com.br, temos mais algumas dezenas de retiros em todo o Brasil, os quais você pode contratar diretamente através da nossa plataforma. Visite o site e faça sua busca!
Mas, e quando nos faltam condições de nos ausentarmos de casa para fazer este retiro, o que podemos fazer?
Se por qualquer motivo você não pode ir fazer um retiro, o retiro pode, sim, ir até você. É possível fazer seu próprio mini Retiro em Casa.
É claro, um retiro caseiro não é o mesmo tipo de experiência que fazer um retiro fora, mas é algo plenamente capaz de atender a nossa necessidade de pausa em um cotidiano atribulado, nos trazendo diversos benefícios mentais, físicos e emocionais.
Vamos conferir algumas dicas simples de como preparar o ambiente, e como desfrutarmos da melhor forma possível, da experiência de um Retiro em Casa.
Dicas do que fazer antes de começar o Retiro em Casa
A seguir algumas dicas do que fazer antes de começar o período do retiro.
Defina uma data e se organize
É difícil, parece que nunca teremos tempo para isso, mas se planejarmos e formos firmes em nosso propósito, conseguimos.
Marque com antecedência a data do seu Retiro em Casa, reserve os dias para uma imersão completa, sem obrigações ou preocupações profissionais, ou compromissos externos – se assegure, por exemplo, de comprar tudo o que irá utilizar no retiro antecipadamente para não ter que se preocupar com nada durante sua experiência.
Avise seus amigos, colegas de trabalho e familiares que você estará desconectado pelo período pré-determinado, adiante as tarefas cotidianas que puder, inclusive deixando semiprontas as refeições que fará durante o retiro.
Uma sugestão de período para a realização do seu retiro é o início às 18hrs de uma sexta-feira, até as 13hrs do domingo, por exemplo. Este é um período comum para muitos retiros externos de fim-de-semana, mas o ideal é você adaptar à sua realidade e disponibilidade.
Prepare os ambientes
Um espaço bagunçado não pode ser um espaço de relaxamento. Ficar colocando coisas no lugar, ajeitando cada cômodo durante o tempo de retiro em casa, tira seu foco do objetivo principal.
Prepare os ambientes previamente, deixe-os limpos e organizados. Já deixe separado os acessórios que irá usar durante o retiro (zafu, colchonete para Yoga, etc), adicione velas ou incensos, e mantenha a luz baixa à noite para ajudar a relaxar.
Programe as atividades
Como acontece em todo retiro, as atividades são todas programadas previamente, com hora marcada. Faça uma programação horária e siga-a à risca. Seguir um cronograma alivia a pressão de decidir o que fazer e quando, e nos permite estar totalmente imersos no momento.
Tenha horário para acordar e por início nas atividades, escolha algo motivador para começar o dia.
A partir daí, certifique-se de que há uma mistura de atividades de mente, corpo e alma na lista, e alterne atividades estacionárias, como meditação ou leitura, com outras que incluam movimento, como uma aula de Yoga, jardinagem ou caminhadas.
Inclua também na sua programação momentos sem atividade alguma, um momento para mergulhar, refletir e apreciar essa experiência.
Imprima a agenda e coloque na porta da geladeira. Não vamos precisar usar o celular ou o computador para consultá-la.
Desligue os aparelhos
O objetivo deste retiro também é te desintoxicar dos seus dispositivos, portanto a partir do horário marcado para o começo das atividades, desligue seu celular, computadores, tablets, e demais aparelhos eletrônicos.
Anote previamente o que for preciso em uma agenda, post-its, etc, incluindo todas as suas atividades, endereços, receitas e indicações que for precisar durante sua imersão.
Dicas do que fazer durante o Retiro em Casa
Primeiramente, relaxe, siga a programação e seja gentil consigo mesmo.
Siga o cronograma, mas também não se martirize caso não consiga segui-lo perfeitamente. O importante é tudo ser confortável e eficiente o bastante para você, é um momento para você viver o momento presente da melhor forma possível. Livre-se de qualquer julgamento e entre de cabeça no proposto.
Experimente o Mindful Eating e hidrate-se
Prepare refeições veganas saborosas e de alta qualidade, assim como qualquer bom retiro ofereceria desde a sua chegada. Dê uma atenção especial ao que você vai consumir neste período. Confira aqui uma bela lista com ideias de receitas veganas para você.
Em nosso dia-a-dia fazemos muitas das refeições correndo, sem dar a devida atenção ao que, e como estamos consumindo aquele alimento.
Durante o seu retiro em casa, faça a experiência do Mindful Eating, e tenha uma nova perspectiva sobre a sua relação com os alimentos. Confira aqui na revista, o nosso artigo sobre o que é e como praticar o Mindful Eating, para saber mais sobre a prática.
Lembre-se também de beber pelo menos três litros de água mineral em temperatura ambiente todos os dias. E prepare uma grande jarra de água com limão e pepino e coloque-a em um balcão ou mesa durante o seu retiro para ser consumida gradualmente.
Ah, e quando for cozinhar, lembre-se que esta é uma das atividades possíveis para a prática da meditação ativa.
Pratique o autocuidado com o corpo
Em muitos retiros, principalmente aqueles que acontecem em Spas ou resorts, existe um momento de autocuidado também com o corpo, o qual também podemos incluir em nossa programação do retiro em casa, sem precisar de um massagista ou esteticista de plantão.
Você pode criar facilmente esfoliantes para os pés ou para o rosto, máscaras faciais e muito mais com produtos que você provavelmente já tem na geladeira ou no armário. Procure por receitas caseiras deste tipo de procedimento no Google ou YouTube e prepare com antecedência o material para esse tipo de atividade.
Abaixo deixamos um exemplo interessante do que você pode encontrar e aplicar em sua rotina de autocuidado com a pele e os cabelos:
Você também pode criar rituais de banho, como a imersão em banheira com espuma – caso tiver uma – ou banhos de ducha quente para ações detox e relaxantes. Velas aromáticas para o ambiente completam o clima aconchegante.
Se você estiver interessado em outros tratamentos de bem-estar, como Acupuntura ou uma massagem relaxante, pode deixar agendada a visita de um profissional dentro de sua programação do fim de semana. Assim como em um retiro externo, sessões pontuais de atividades com profissionais podem ser agendadas, neste caso para atendimento domiciliar.
Prepare uma boa noite de sono
Em nosso cotidiano corrido, poucas vezes nos preparamos para uma boa noite de sono. As noites que você terá em seu período de retiro em casa, são oportunidades de ouro para testar um ritual incrível pré-hora-de-dormir.
Experimente preparar a sua noite de sono começando com um banho quente e relaxante, no quarto acenda algumas velas de Aromaterapia, faça uma automassagem corporal com óleos essenciais, beba uma xícara de chá de ervas calmantes como camomila ou valeriana, e, ao deitar, faça uma leitura edificante ou mesmo busque adormecer ouvindo sons da natureza.
Este processo irá te ajudar a ter uma noite ainda mais revigorante, com um sono de muito melhor qualidade.
Que tal seguir essas dicas e marcar uns dias para se presentear com esse momento de autocuidado?
Experimente e conte aqui pra gente como foi o seu Retiro em Casa!
Comentários